Com quem Caim se casou? Seus problemas acabaram!

Imagem relacionada

A única resposta possível é que ele se casou com uma irmã sua, ou sobrinha ou sobrinha-neta, etc. Como a Bíblia não informa a idade de Caim quando se casou, e como os homens então viviam centenas de anos, Caim pode ter-se casado com 500, 600 anos de idade, ou mais, quando já havia centenas ou milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, todas, obviamente, descendentes de Adão e Eva (Gn 5.4).

Quando Caim matou Abel, ambos eram adultos, pois já trabalhavam no campo, Abel como pastor de ovelhas, Caim como lavrador (Gn 4.2). Portanto, já havia muitas outras pessoas, as quais deviam consumir o produto do trabalho deles. O fato de Caim ter temido por sua vida depois de ter matado Abel (Gn 4.14-15) sugere que já havia naquele tempo outros filhos, e talvez netos ou bisnetos de Adão e Eva, alguns dos quais quereriam vingar-se dele.

Já havia algumas populações estabelecidas em certos lugares (p. ex., na “terra de Node, do lado oriental do Éden – Gn 4.16). É interessante destacar que “node” significa: “peregrinação”. Então, a conclusão lógica é que a esposa de Caim (Gn 4.17) era uma dessas muitas descendentes Adão e Eva.

Naquele tempo, por força das circunstâncias, não havia restrições quanto ao casamento entre irmãos ou parentes próximos. Como Deus deu início à humanidade com apenas um casal, as gerações seguintes não tiveram alternativa, a não ser o casamento entre si. Somente muitos anos mais tarde, quando várias linhagens genéticas já se haviam formado, é que essa prática foi proibida por Deus (Lv 18.6-18).

De qualquer modo, não é muito (talvez seja nada) importante saber-se com quem Caim se casou. O importante mesmo, o absolutamente necessário, é você saber com quem está casado: com o mundo ou com Cristo, o Noivo. Esta é a grande preocupação à qual devemos atentar: Porque estou zeloso de vocês com zelo de Deus; porque os tenho preparado para apresentá-los como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2 Co 11.2).

Esta é a grande mensagem e a grande esperança do povo de Deus: “E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que diziam: Aleluia! pois já reina o Senhor Deus Todo-poderoso. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e a sua esposa já se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus” (Ap 19.6-9 – Ouça aqui).

+José Morenoum bispo anglicano que leva seu casamento a sério, com Cristo e com a Leni.

logo cv tenda sf
Vox Dei – Igreja Anglicana das Américas
Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus
Tels.: 19.3329-0013 | 19.98206-4577

http://anglicana.igreja.org.br
E-mail: 
bispo@igreja.org.br
Publicado em 1/3/2018

Um comentário sobre “Com quem Caim se casou? Seus problemas acabaram!

Deixe um comentário